Blog Dênia Falcão

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Olá, pessoal!

Sou natural de Porto Alegre, mas atualmente moro em Florianópolis. Sou da equipe pioneira das tecnologias digitais, e incansável estudante, na arte do aprender a aprender.
Realizo Pesquisa e docência nas áreas da Psicologia, Educação, Comunicação e Tecnologias Digitais. Sou Doutora em Educação pela USP/SP, Mestre em Engenharia de Produção na área de Mídia e Conhecimento pela UFSC/SC, e Psicóloga pela PUC RS. Fui pioneira no Brasil em Cursos a Distância via Internet, atuando como coordenadora pedagógica e design instrucional em 1997 no Laboratório de Educação a Distância da UFSC/SC. Tenho experiência nacional e internacional em instituições de ensino superior públicas, privadas e comunitárias. Atualmente, como Diretora da IPE, dedico-me a consultorias, docência e pesquisa, oferecendo cursos e serviços que promovem Práticas Educacionais Inovadoras.

Para quem gosta de uma boa conversa…

Sou de Porto Alegre e atualmente resido em Florianópolis, SC. Falar de mim profissionalmente é falar de boa parte da minha vida, onde tenho dedicado comprometimento, seriedade e amorosidade. Não foi só por coincidência do destino, mas sim por muita dedicação que conquistei o título de Doutora em Educação pela USP. Minha longa e obstinada dedicação aos estudos une-se à experiência como psicóloga, professora de ensino superior, consultora, coordenadora de inovação, designer instrucional, conteudista e tutora de projetos em educação a distância e em aprendizagem combinada (blended learning), além de focar, nos últimos 10 anos em programas de formação de professores para o uso de tecnologias digitais e metodologias ativas. Nesses quase 30 anos de atuação profissional, para muitos já é uma vida toda, mas para mim parece que está apenas começando. A cada dia renovo minha curiosidade, entusiasmo e paixão como aprendiz, pesquisadora e trabalhadora.

Princípios de uma Educação Transformadora

Acredito que a educação deve ser inclusiva, promovendo a aprendizagem criativa e a inovação tecnológica para humanizar e promover a sustentabilidade. A inclusão é fundamental para garantir que todos tenham acesso à educação de qualidade, independentemente de suas condições. A aprendizagem criativa estimula o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas de maneira inovadora. A inovação tecnológica deve ser utilizada para humanizar o processo educativo, tornando-o mais acessível e eficiente. E, claro, a sustentabilidade deve estar no centro de todas as práticas educacionais, garantindo um futuro melhor para as próximas gerações.

Desde sempre me lembro ser muito atenta as subjetividades do viver, curiosa e interessada em pesquisas e ciências humanas. O início de formação acadêmica se deu após prestar vestibular e ingressar no Curso Superior em Psicologia na PUCRS e ao me diplomar como Psicóloga em meados de 1987.

Prática e pesquisa como Psicóloga Organizacional e do Trabalho

De setembro de 1988 até maio de 1989 atuei como Analista de Recursos Humanos, em uma empresa do grupo SEARS. Denominada SANDIZ, era uma loja de departamentos âncora do Shopping Iguatemi em Porto Alegre, RS. Na loja acompanhei boas experiências, entre elas: mudança nos processamentos de venda e estoque de produtos com a chegada da informatização. Em 1989 fui contratada como Psicóloga Organizacional na empresa, de grande porte, denominada Indústria de Componentes Eletrônicos – ICOTRON, pertencente ao grupo Siemens, localizada na cidade Gravataí – Grande Porto Alegre – RS. Nesta organização convivi em essência com os aparatos “high-tech [1]”, e ao experimentar a prática de trabalho como psicóloga organizacional em uma organização de última geração para a minha época, com preceitos da qualidade permeando todos os processos, pude experimentar o que podemos chamar de organização modelo de excelência. Durante este período desenvolvi diversas práticas inovadoras: desde seleções de pessoas durante o período de experiência; oficinas de acompanhamento e de desenvolvimento de subjetividades de trabalhadores; atendimento de crises; análise do trabalho; de desenvolvimento de lideranças; de acompanhamento profissional; de avaliação e de autoavaliação do desempenho, entre outras. Em 1990, uma das fábricas que atuava em prol do comprometimento e desempenho dos colaboradores para desenvolvimento da qualidade total, foi pioneira e a 1ª na América do Sul a ganhar prêmio e certificado de qualidade pela Ford internacional. Em 1995, já residindo em Florianópolis, SC, fui contratada pela Fundação Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras – CERTI/UFSC, para atuar na equipe de pesquisa em Gestão da Qualidade, onde a minha missão era desenvolver um sistema de gestão de pessoas sob a ótica do modelo de Gestão do Controle Total da Qualidade (TQC).

Práticas e pesquisa na Engenharia de Produção: Mídias e Conhecimento

Em 1996, iniciei a atuar na área de educação a distância, como bolsista, no Laboratório de Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina – LED / UFSC e, como aluna, no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção – UFSC,  área de Educação a Distância. As funções como roteirista de audiovisuais e designer instrucional  foram desenvolvidas em paralelo com pesquisas sobre avaliação de projetos em EAD. O interesse pelo tema de avaliação teve influência direta de minha formação como Psicóloga (PUCRS, conclusão em 1988) e experiência de cerca de oito anos como Psicóloga Organizacional (1987 a 1995).

No Brasil, no período de 1996 a 1999, a pesquisa em EAD sobre ensino superior a distância com uso de Novas Tecnologias de Comunicação e Informação – NTIC, em especial a Internet e a videoconferência era incipiente. Também, as fontes bibliográficas em relação às pesquisas sobre o tema avaliação de projetos em EAD eram poucas. No final da década de 90, projetos de EAD que usavam as NTIC eram todos inovadores. O momento era marcado por experiências pioneiras na educação com tecnologias de rede e digitais. Por um lado, não havia modelos, e, por outro, tínhamos total liberdade para criar e definir os caminhos a seguir.

No início de 1997, entre início de mestrado e trabalho como roteirista no Laboratório de Educação a Distância do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade de Santa Catarina, ao perceber o local que trabalhava, um laboratório de produção de projetos educacionais a distância em expansão na universidade, mirava-o com os olhos da psicóloga organizacional. Nesse contexto, para cumprir tarefa da disciplina Introdução à Mídia e Conhecimento, elaborei um artigo que denominado “Avaliação do Ensino a Distância – Utilizando a Visão de Processo e do Controle da Qualidade Total – TQC”.[2] O curioso que este artigo, o primeiro, foi o que mais influenciou a tese de doutorado que 15 anos depois defendia na Faculdade de Educação da USP. Em 1998 tive a oportunidade de atuar na coordenação pedagógica do 1º Curso de Pós-graduação Lato Sensu a distância oferecido via Internet no Brasil: o Curso de Especialização a Distância para Gestores de Instituições de Ensino Técnico oferecido pela UFSC. Essa experiência foi descrita em 1999 em minha dissertação[3].

Práticas de Designer Educacional a Coordenadora de Inovação e Qualidade da EAD

De 2000 a 2002, em uma rápida morada em São Paulo, participei da Rede Brasileira de EAD de IES privadas[4] como coordenadora pedagógica e professora na equipe de criação. A breve experiência permitiu realizar duas edições do Curso de Preparação de Professores Autores e Tutores para a EAD, com a produção autoral dos materiais didáticos e participante da equipe de desenvolvimento de um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) para oferta dos cursos [5].

Em 2003 após um ano de regresso a Florianópolis-SC iniciei a trabalhar na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Ao chegar à Unisul, como a primeira profissional com o cargo de designer instrucional, recebi a missão de criar a metodologia pedagógica e os materiais didáticos com demais especialistas de uma equipe multidisciplinar.  Em 2009 passei ao cargo de professora,e fui nomeada pelo Reitor, Coordenadora de inovação e qualidade da EaD da Unisul junto a Diretoria do Campus Virtual, ficando responsável por realizar um conjunto de projetos estratégicos e pesquisas de satisfação e avaliação institucional.

Mesmo antes de deixar de trabalhar na UnisulVirtual em 2013, outras experiências profissionais eram realizadas concomitantemente. Entre essas, em destaque, a consultoria em EAD na Universidade Estadual de Ponta Grossa, de 2004 a 2010.  Durante a consultoria, foram desenvolvidas ações junto à Coordenação do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância – NUTEAD da UEPG, para formação e acompanhamento de professores autores no desenvolvimento de materiais didáticos para projetos educacionais. Entre elas, é possível citar: Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologias e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino – CEFORTEC e a Universidade Aberta do Brasil – UAB / MEC.

Outra experiência que merece destaque foi a visita técnica, em 2006, a uma instituição referência internacional no ensino virtual, a Universitat Oberta de Catalunya – UOC, localizada em Barcelona – ES. Mais recentemente, a oportunidade, em 2009, 2010 e 2013, de proferir, na Universidad Agraria La Molina,emLima – Peru, palestras e cursos sobre os temas “Inovações Educacionais; Preparação docentes para Cursos a Distância; Avaliação institucional na educação superior para a melhoria universitária”, onde estiveram representadas e participaram mais 8 instituições públicas peruanas.

Práticas como Diretora, Professora, Pesquisadora e Empreendedora na IPE

  • Docência e produção de materiais didáticos para disciplinas de graduação e pós-graduação:
    • Como professora substituta registra passagem pela UFSC, no Departamento de Metodologia de Ensino no Centro de Educação, de abril a dezembro de 2014. No primeiro semestre ministrei junto as Licenciaturas de cursos a distância, a disciplina Introdução a Educação a Distância, e no segundo semestre, em uma experiência inovadora com cerca de 150 professores doutores do quadro permanente da UFSC, ministrei um curso a distância e semipresencial sobre o Uso de Mídias Digitais na Prática Docente.
    • UAB/MEC/Brasil ligada ao Núcleo da EAD da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR)  como consultora externa projetos de pesquisa e acompanhamento do desenvolvimento para aperfeiçoamento do AVA relacionado as necessidades dos seus usuários.
    • ENAP (Escola de Administração Pública – DN) – Objetos e Atividades de Aprendizagem
    • USP (Universidade de São Paulo – SP) – Inovação e Gestão da EAD USP, disciplina Produção de Conteúdo: Autoria
    • UNIT (Universidade Tiradentes – Aracaju) – Psicopedagogia e Educação Inclusiva
      Docência do Ensino Técnico e Profissional – Linguagens, Tecnologias e Novos Espaços de Educação
    • UNIVESP (Universidade Virtual de São Paulo) – Professora autora de disciplinas de pós-graduação
  • Consultoria especializada em Educação a Distância (EAD):
    • UNIT (Universidade Tiradentes – Aracaju) e UNIGRANRIO (Universidade do Grande Rio – Rio de Janeiro) – atuação junto à Diretoria de EAD
    • FACASC (Faculdade Católica de Santa Catarina – Florianópolis) – programas de capacitação de professores
    • D2L (Desire2Learn, São Paulo – Canadá) – palestras e eventos acadêmicos
  • Expansão dos Projetos (2018–2025)
    • 2018:
      • 3 turmas abertas e 1 In Company da UFAL(Universidade Federal de Alagoas)/AL – Curso Tecnologias Digitais e Metodologia Ativa
      • Primeira turma In Company Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) – RJ – Curso Tecnologias e Metodologias para a Docência na Saúde
      • Professora conteudista na UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e ENAP (Escola Nacional de Administração Pública)
      • Tutora na UNIESP (União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo)
      • Avaliadora em Comitê Científico do Congresso da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) e revistas científicas RBAAD (Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância), Conexão UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Informática na Educação, entre outras
    • 2019:
      • Consultorias, palestras e produção acadêmica (artigos e capítulo de livro)
      • 3 turmas abertas e 1 In Company, incluindo Turma Marinha do Brasil, reunindo mais de 12 organizações militares
    • 2020:
      • Eventos antes da pandemia:
        • Semana Pedagógica em Goiás
        • Nova turma aberta do Curso TDMA (Tecnologias Digitais e Metodologia Ativa)
        • Palestrante no Congresso de Educação Básica
        • Oficina sobre práticas de aprendizagem híbrida ativa para professores de Florianópolis
        • eventos síncronos online (Lives),
    • 2020–2021:
      • Cursos PEIn (Práticas Educacionais Inovadoras) (abertos e In Company)
        • Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campi de Ariquemes, Porto Velho, Guajará Mirim e Ji-Paraná
        • Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
        • EJ TRT4 (Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região),
        • EJ TRT6 (Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região),
        • Unidavi (Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí),
      • Oficinas e contratos em diversas instituições, incluindo:
        • IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte) – Macau
        • Consultorias técnicas e participação em eventos acadêmicos
    • 2022–2024:
      • Turmas abertas e In Company
        • EJ TRT4/RS (Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região – Rio Grande do Sul),
        • EJ TRT15/SP (Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região – São Paulo),
        • EJ TRT23/MT (Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região – Mato Grosso) (2022)
        • Exército/DECEX (Departamento de Educação e Cultura do Exército) (2022)
        • Unidavi-SC (Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – Santa Catarina) (2023)
        • EJ TJRS (Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) (2024) – Curso Tecnologias e Metodologias para uma Aprendizagem Criativa
        • Docência no Curso de Psicologia da UNIMT (Centro Universitário do Mato Grosso)/MT.
      • Trabalhos esporádicos para a FEPESE/SC
      • Tutorias (2021–2023) no Programa Lego Braille Brasil – parceria com Fundação Dorina Nowill, UNESP e UNOESTE
      • Coordenação de tutoria (2024) no Programa Lego Braille Brasil – parceria com Fundação Dorina Nowill, UNESP e UNOESTE
    • Início de 2025: Novos Projetos e Expansão
      • Participação na Jornada Pedagógica do SESCMS
      • Desenvolvimento e oferta do curso Metodologias para uma Aprendizagem Criativa, com IA, em parceria com o professor José Moran
      • Coordenação e docência no Curso Bacharelado em Psicologia da UNIMT
    • …🍀🚀✨

Em 2025sigo em plena atividade: novos projetos e os que seguem em andamento. Um projeto que se consolidou neste últimos anos, por exemplo, foi o a parceria denominada Práticas Educacionais Inovadoras – PEIn, vide pein.com.br

 


Trecho extraído e adaptado da tese , URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062012-151617/pt-br.php

[1] Alta tecnologia (em inglês, high tech) refere-se à tecnologia considerada de ponta (em inglês, state-of-the-art), isto é, que trabalha com as mais recentes inovações tecnológicas, ou na minha investigação.

[2] Esse artigo foi apresentado e publicado nos anais do IV Conferência de Ciências da Educação, realizada entre 5 e 10 de novembro de 1997, na Universidade de Camaguey, em Camaguey, Cuba.  Sob autoria de BITTENCOURT, D.F. e LEZANA, A. G. R.

[3] Título da dissertação: A Construção de um Modelo de Curso “Lato Sensu” via Internet – a Experiência com o Curso de Especialização para Gestores de Instituições de Ensino Técnico UFSC / SENAI, 1999.

[4] A Rede Brasileira de EAD, cujos membros localizavam-se em São Paulo e em todas as regiões do Brasil, foi formada por um pool de seis universidades e quatro centros universitários, que se uniram com o objetivo de desenvolver cooperação e integração acadêmica para produzir inteligência interinstitucional, formar recursos humanos, gerar cursos a distância e promover a melhoria e a modernização do ensino presencial.

[5 Participaram do curso, distribuídos em 3 turmas, 167 professores das instituições de ensino associadas. Este curso, também pioneiro, promoveu interação entre professores de diferentes regiões sobre o tema EAD e teve, ainda, uma 2ª e uma 3ª versão oferecidas em 2001 para mais 150 docentes. Este projeto representou uma etapa de disseminação da cultura da EAD on-line e serviu como base para a construção de conteúdos, desenvolvimento de metodologias e sistemas de acompanhamento para programas educacionais a distância, distribuídos em todas as regiões do Brasil, em instituições que, até mesmo, não faziam parte das 10 instituições promotoras da rede.

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