Tese Bib USP

Tese de Doutorado
DOI: 10.11606/T.48.2012.tde-12062012-151617
Documento: Tese de Doutorado
Nome completo: Dênia Falcão de Bittencourt
E-mail – denia.falcao@usp.br
Unidade da USP: Faculdade de Educação
Área do Conhecimento: Educação
Data de Defesa: 2012-04-12
Imprenta: São Paulo, 2012
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Orientador: Kenski, Vani Moreira (Catálogo USP)
Banca examinadora: Kenski, Vani Moreira (Presidente); Dias Sobrinho, José; Piconez, Stela Conceicao Bertholo; Roesler, Jucimara; Santos, João Vianney Valle dos

Título em português: Construir e contribuir. A metodologia da autoavaliação institucional na gestão pedagógica em educação a distância

Palavras-chave em português: Avaliação institucional; Didática da aprendizagem; Educação a distância (educação on-line); Elearning; Gestão pedagógica
Resumo em português
Este estudo tem por objetivo analisar as relações de construção e contribuição entre a Metodologia da Autoavaliação Institucional — MAAI e a Gestão Pedagógica de Projetos em Educação a Distância — EAD. A MAAI pode ser definida como um conjunto de procedimentos sistematizados, voltados à análise e desenvolvimento dos componentes, agentes e processos que constituem a gestão pedagógica de projetos na EAD. Para entendimento teórico, a presente pesquisa investiga conceitos, origem e história da Avaliação Institucional, com foco nas IES brasileiras e na regulação da modalidade EAD. Também revisa fundamentos que identifiquem a complexidade da gestão pedagógica da educação on-line e a importância de concebermos um instrumento com foco no aperfeiçoamento contínuo de elementos da didática da aprendizagem. A sequência da pesquisa descreve a MAAI como é proposta, relata sua origem e evolução, apresenta as suas etapas, os processos e enumera os resultados obtidos com o uso sistemático da MAAI nos cursos de graduação na UnisulVirtual, campus virtual da Universidade do Sul de Santa Catarina. A análise toma como objeto de estudo, mais especificamente, a aplicação da MAAI no Curso de Graduação a Distância em Administração. A finalidade é criar oportunidade para observar o uso da MAAI, avaliar o seu potencial como instrumento de aperfeiçoamento contínuo e inovação da gestão pedagógica de projetos em EAD, reconhecer dificuldades e sucessos. A análise tem como proposta ampliar a compreensão sobre o uso dessa metodologia na gestão pedagógica de projetos em EAD e indicar caminhos para a evolução de instrumentos de avaliação e de gestão de cursos on-line. O referencial teórico-metodológico adotado é o da pesquisa qualitativa baseada nos pressupostos da análise de conteúdos e do método crítico-dialético.
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Data de Publicação: 2012-06-27
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