Currículo da Diretora da IPE

Dênia Falcão é natural de Porto Alegre (RS – Brasil), com residência em Florianópolis. Com atuação profissional sem fronteiras, realiza eventos presenciais ou online, sendo sua permanência maior é home office. Com formação interdisciplinar é Doutora em Educação pela USP/SP (Didáticas, Teorias e Práticas de Ensino), Mestre em Engenharia de Produção na UFSC/SC (Mídia e Conhecimento), Psicóloga graduada na PUC RS, e Licenciada em Pedagogia na Claretiano/SP. Dênia é reconhecida como pioneira no Brasil no desenvolvimento de cursos online, foi coordenadora pedagógica e design instrucional do Cursos de pós-graduação online para Gestores de Instituições Técnicas SENAI – UFSC/SC, 1997. Atualmente como Diretora da IPE, atua em consultorias, docências e, como empreendedora dedica-se a oferta de cursos, oficinas e palestras promotoras de Práticas Educacionais Inovadoras. Em destaque o projeto PEIn,
Relatos de sua formação acadêmica e experiências profissionais
Minha trajetória acadêmica e profissional não foi apenas fruto do acaso, mas sim de muita determinação e dedicação. Conquistei, em 2012, o título de Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Este foi o meu segundo curso de doutorado – o primeiro, em Engenharia de Produção, ficou incompleto após uma mudança temporária para São Paulo devido a um convite profissional.

Meu caminho profissional reúne mais de 30 anos de experiência e segue se renovando a cada dia, impulsionado pela minha motivação intrínseca. Sempre me considerei uma eterna estudante, apaixonada por aprender a aprender, curiosa e entusiasta na busca pelo conhecimento. Como pesquisadora, trabalhadora e agente de transformação social, mantenho minha atenção voltada às subjetividades do viver, ao bem-estar e ao aprofundamento de pesquisas sobre Educação e Ciências Humanas.
Minha primeira formação acadêmica foi em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde obtive o diploma de Psicóloga em 1987. No mesmo ano, iniciei minha carreira como Analista de Recursos Humanos na empresa SANDIZ, uma loja de departamentos do grupo SEARS, situada no Shopping Iguatemi em Porto Alegre (RS). Nesse ambiente, tive experiências enriquecedoras, como contribuir para a formação de lojistas na adaptação aos novos processos de venda e estoque, trazidos pela informatização. Essa experiência incluiu minha primeira viagem profissional a Brasília, onde recebi treinamento na SEARS/DN.
Em 1989, fui contratada como Psicóloga do Trabalho e Organizacional na empresa ICOTRON, do grupo Siemens, localizada em Gravataí (RS). Nesta organização de última geração, convivi diretamente com tecnologias avançadas e preceitos da qualidade total. Destaco, nesse período, minha atuação na formação de trabalhadores em período probatório, utilizando sucatas recolhidas das linhas de produção para dinâmicas de grupo e processos de conscientização. A empresa, durante esse período, recebeu prêmios de qualidade, o que reafirmou meu interesse no estudo do desenvolvimento humano e tecnológico.
Em meados de 1994, transferi residência para Florianópolis (SC). No ano seguinte, fui contratada pela Fundação CERTI/UFSC, onde atuei na equipe de pesquisa em Gestão da Qualidade. Minha missão era desenvolver um sistema de gestão de pessoas baseado no modelo de Controle Total da Qualidade (TQC). No final de 1995, fui aprovada no mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UFSC, iniciado em março de 1996. A partir de maio do mesmo ano, iniciei minha atuação na área de Educação a Distância, como roteirista de videoaulas no Laboratório de Educação a Distância (LED) da UFSC.
Entre os projetos desse período, participei do desenvolvimento do programa Agora é com vocês, um convênio entre o MEC, a Secretaria do Audiovisual, a TV Escola e a UFSC. O objetivo era apresentar aos professores e alunos da Educação Básica os novos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) nas disciplinas de Ciências, Matemática e Português. O desafio do roteirista era criar roteiros dialogados sob uma visão construtivista. Os vídeos utilizavam bonecos – seres não humanos com aparência e inteligência semelhantes às nossas –, que habitavam um sótão mágico. O processo criativo envolveu a definição de arquétipos para os personagens: o vovô sábio, o inocente curioso, o adolescente destemido, a jovem inteligente e prudente, e a Tum-Tum, uma entidade misteriosa que aconselhava sobre temas difíceis, representada por um espelho invocado pelas crianças.
Cabe lembrar que, entre 1996 e 1999, a pesquisa sobre Ensino Superior à Distância no Brasil ainda era incipiente. Projetos que envolviam o uso de Novas Tecnologias de Comunicação e Informação (NTIC), especialmente a Internet, eram pioneiros. Por um lado, não havia modelos estabelecidos; por outro, tínhamos total liberdade para criar e definir os caminhos da educação digital.

No início de 1997, já envolvida na elaboração da dissertação do mestrado, reuni a experiência adquirida na produção de projetos educacionais a distância e na psicologia do trabalho e organizacional para concluir a disciplina Introdução à Mídia e Conhecimento. Foi então que escrevi um artigo denominado “Avaliação do Ensino a Distância – Utilizando a Visão de Processo e do Controle da Qualidade Total – TQC”[2] , que curiosamente, 15 anos depois, influenciaria minha tese de doutorado na Faculdade de Educação da USP.
Minha atuação bem-sucedida com as videoaulas rendeu um convite para ser bolsista no Laboratório de Projetos Especiais, que, em parceria com o LED, foi contratado para desenvolver a primeira pós-graduação online do Brasil. Assim, em 1998, passei a atuar na coordenação pedagógica do 1º Curso de Pós-graduação Lato Sensu a distância oferecido via Internet no Brasil: o Curso de Especialização a Distância para Gestores de Instituições de Ensino Técnico, oferecido pela UFSC. Essa experiência foi posteriormente descrita em minha dissertação de 1999.[3].
Como repercussão do meu trabalho e da dissertação, recebi um novo convite. De 2000 a 2002, em São Paulo/SP, participei da Rede Brasileira de EAD de Instituições de Ensino Superior Privadas [4] como coordenadora pedagógica e professora na equipe de criação dessa instituição. Essa breve experiência possibilitou a realização de duas edições do Curso de Preparação de Professores Autores e Tutores para a EAD, com produção autoral de materiais didáticos e participação na equipe de desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para oferta dos cursos. [5].

Em 2003, na aula inaugural da 1ª Graduação online – UnisulVirtual (Palhoça / SC), iniciei minha trajetória na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, assumindo a posição de primeira profissional Designer Instrucional. Nessa função, contribui para a criação dos processos, da metodologia pedagógica e dos materiais didáticos. Com a expansão do Campus UnisulVirtual, em 2009, fui promovida ao cargo de professora titular, nomeada Coordenadora de Inovação e Qualidade da EaD, além de integrar a CPA da Unisul, função que exerci até setembro de 2013.
Durante minha permanência na Unisul, mantive outras atuações profissionais em paralelo. Entre elas, a consultoria em EAD na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), de 2004 a 2017. Nessa posição, participei de projetos de pesquisa, docência, design instrucional e no aprimoramento do AVA, garantindo sua adaptação às necessidades dos usuários. Ao longo dessa consultoria, desenvolvi ações junto à Coordenação do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância – NUTEAD da UEPG, auxiliando na formação de professores autores e na elaboração de materiais didáticos para projetos como o Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologias e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino – CEFORTEC e a Universidade Aberta do Brasil – UAB/MEC.

Neste período de atuação na Unisul, em 2006, visitei a Universitat Oberta de Catalunya – UOC, em Barcelona, uma referência internacional em ensino virtual. Além disso, realizei visitas à Universidad Agraria La Molina, em Lima – Peru, entre 2009 e 2013, para ministrar palestras e cursos sobre inovações educacionais, preparação de docentes para cursos a distância e avaliação institucional na educação superior.

Entre abril e dezembro de 2014, atuei como professora substituta no Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ministrando a disciplina Introdução à Educação a Distância nos cursos de Licenciatura em Biologia, Matemática e Física.
Além das atividades docentes, participei da Semana Interdisciplinar no polo Universidade Aberta do Brasil (UAB) da UFSC, em Tubarão/SC, onde realizei uma palestra abordando práticas educacionais inovadoras.
Durante esse período de atuação na UFSC, também ministrei cursos de extensão a distância e semipresenciais, voltados à formação de professores em período probatório de todos os campi da universidade. As capacitações foram oferecidas para mais de 150 professores, tendo como tema central o Uso de Mídias Digitais na Prática Docente, promovendo reflexões e estratégias para aprimorar a integração entre tecnologia e ensino.

(Tubarão / SC)
De 2013 a 2017, fui consultora em EAD na UNIT/SE e na Unigranrio/RJ, onde desenvolvi projetos voltados à estruturação de processos e formação de equipes e professores. No ano de 2014, fui convidada pelo Prof. José Moran para ministrar com ele a disciplina Produção de Conteúdo: Autoria, no Programa de Pós-graduação em Inovação e Gestão da EAD, um curso oferecido à distância pela USP.
Em 2015, fui palestrante na Semana Pedagógica da UEPG (Ponta Grossa/PR). Na metade deste ano, em julho, fizemos o lançamento do projeto PEIn – Práticas Educacionais Inovadoras, com o curso Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas, que foi bem recebido. Em 2018 tivemos mais 3 turmas abertas e a Universioade Federal de Alagoas – UFAL/AL In Company. No final de 2o semestre, ainda de 2018, iniciamos um curso In Company com a Fiocruz, chamado Curso Tecnologias e Metodologias para a Docência na Saúde, oferecido para 50 profissionais da educação do Sistema Fiocruz.

Em 2018, integrei a equipe de avaliadores da Educação Básica PNLD 2019, na área de Ciência Humanas, equipe interdisciplinar. Neste ano também participou como professora conteudista de cursos de especialização na UNIVESP e na ENAP; ingressou com tutora na UNESP. Em 2019 foram realizadas mais 3 turmas abertas e a Turma Marinha do Brasil In Company, oferecido para 45 profissionais da educação, gestores e professores de 12 organizações militares de todo o Brasil. Realizei consultorias e palestras em instituições de ensino e no TRT 23º Cuiabá CONEMATRA.

O ano de 2020 foi singular, com a chegada da pandemia e a transição para o ensino remoto. Ministrei palestras e oficinas presenciais antes do isolamento, incluindo a Semana Pedagógica no UniCerrado/GO, o IX Congresso de Educação Básica – COEB 2020 e uma oficina na SME/Florianópolis/SC sobre inovação na prática pedagógica. Mesa Redonda: Cultura Digital, arte e comunicação na Educação Básica no IX Congresso de Educação Básica – COEB 2020 (presencial). O ensino remoto permitiu ampliar os eventos online, com participações por todo o Brasil e até em um evento internacional em Lima/PE.
Nos últimos anos, minha jornada profissional foi marcada por uma intensa dedicação a atividades educacionais e formativas. Participei de inúmeros eventos síncronos online (Lives), além de coordenar e ministrar cursos no âmbito do PEIn, tanto em turmas abertas quanto In Company. As oficinas e contratos como professora e coordenadora em diversas Instituições de Ensino Superior (IES) também fizeram parte desse período de grande produtividade.
O ano de 2021 foi particularmente dinâmico e repleto de oportunidades. Entre os projetos de formação de professores PEIn, coordenei cinco turmas, sendo três abertas, com o curso Como ensinar com Metodologias Ativas em Modelos Híbridos, e duas turmas In Company do curso Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas, realizadas na UFAL, Proford. Além disso, desenvolvi um Curso In Job no EJTRT6, voltado para o desenho do modelo pedagógico e tecnológico do serviço educacional da instituição. Com grande satisfação, também participei de congressos, lives e oficinas, enriquecendo ainda mais minha experiência.

Em 2022, dediquei o primeiro semestre a estudos e pesquisas, enquanto desenvolvia três turmas de formação de professores e profissionais da Educação, focadas nos cursos Como ensinar com Metodologias Ativas em Modelos Híbridos e Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas. Durante esse período, participei de diversos eventos acadêmicos, incluindo congressos e oficinas. Destaco minha atuação no evento internacional realizado em 09/06/2022, intitulado “Laboratório Virtual: Rol Estratégico del Ingeniero en la aplicación de Tecnologías Blandas y Economía Circular”, promovido pela Universidad Nacional de Ingeniería (UNI) e pela Facultad de Ingeniería Industrial da Universidad Nacional Federico Villarreal (UNFV), de Lima, Peru. Esse tema inovador e essencial responde diretamente aos desafios contemporâneos.
No segundo semestre de 2022, coordenamos Turmas In Company do curso Como Ensinar com Metodologias Ativas em Modelos Híbridos, incluindo uma turma na Escola Judicial do TRT23 e outra no DECEX/Exército Brasileiro. Além disso, entre 2020 e 2021, trabalhamos com o Instituto Federal de Rondônia (nos campi de Ariquemes, Porto Velho, Guajará Mirim e Ji-Paraná), Universidade Federal de Alagoas, EJ TRT4, EJ TRT6, Unidavi, IFRN – Macau e outros projetos de consultoria técnica.
Em 2022 e 2023, foram oferecidas três turmas abertas, além de novas turmas para o EJTRT4/RS, EJTRT15/SP, EJTRT23/MT, Exército/DECEX, Unidavi-SC. Já em 2024, tivemos a oferta do curso Tecnologias e Metodologias para uma Aprendizagem Criativa, além de docência no Curso de Psicologia da UNIMT e colaborações esporádicas para a FEPESE/SC.
Minha atuação também abrange avaliações educacionais. Entre 2022 e 2023, fui avaliadora no Programa Nacional do Livro Didático do Ministério da Educação – PNLD MEC e, a partir de 2023, atuo como avaliadora Basis no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP/MEC, avaliando cursos de Psicologia, Pedagogia e Gerontologia.
Além das consultorias, palestras e artigos, entre 2021 e 2024, integrei a equipe de tutores do Curso de Formação de Educadores do Programa Braille Bricks Brasil, oferecido pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, em parceria com o Braille Bricks Brasil e o Centro de Promoção de Inclusão Digital Escolar e Social – Cpides, vinculado ao Departamento de Estatística – DEst da Faculdade de Ciência e Tecnologia – FCT da Universidade Estadual Paulista – Unesp, na modalidade online.
No segundo semestre de 2024, vivenciei uma experiência enriquecedora ao atuar como Coordenadora da equipe de 37 tutores do Curso de Formação de Educadores do Programa Braille Bricks Brasil, promovido pela Fundação Dorina Nowill para Cegos em parceria com Braille Bricks Brasil e o Cpides da Unesp, destinado à formação de educadores da Educação Básica em municípios de todo o Brasil.
O ano de 2025 começou com boa energia e novas esperanças, trazendo oportunidades para crescimento, aprendizagem, humanidades e desenvolvimento social. Iniciamos com o desenvolvimento e a oferta do curso Metodologias para uma Aprendizagem Criativa, com Inteligência Artificial (IA), consolidando práticas inovadoras no ensino.
Além disso, participei da Jornada Pedagógica do Serviço Social do Comércio de Mato Grosso do Sul – SESCMS, contribuindo com reflexões e propostas para a educação contemporânea. As consultorias prestadas ao Ministério da Educação – MEC continuam a ser parte fundamental do trabalho, fortalecendo práticas de avaliação e inovação educacional.
Na Universidade de Mato Grosso – UNIMT, assumi a coordenação e a docência no Curso de Psicologia, promovendo metodologias interativas e focadas na construção do conhecimento.
- Foto em encontro presencial
Axé! Que possamos seguir trilhando caminhos significativos na educação, levando luz para a sociedade, promovendo o bem-estar coletivo e reforçando o compromisso com o saber e a transformação social. Que todos tenhamos saúde e energia para um trabalho vigoroso, sempre pautado pela ética, inovação e pelo desejo de contribuir para um mundo melhor.
Competências Desenvolvidas Durante a Trajetória Profissional
Ao longo dos anos, consolidei uma série de competências fundamentais para atuação nas áreas de Educação, Psicologia, Tecnologia e Gestão, sempre acompanhando os avanços tecnológicos e metodológicos. Essas habilidades foram aprimoradas por meio de experiências acadêmicas e profissionais diversas, colaborando com instituições, projetos inovadores e iniciativas de impacto.
- Integridade e ética profissional – Atitude íntegra, honesta e fundamentada em valores éticos e coletivos, garantindo comprometimento e excelência em cada atuação profissional.
- Aprender a aprender – Mentalidade proativa e aberta ao novo, com disposição para desaprender e reaprender, superando desafios de adaptação e inovação. Essa competência envolve autonomia, autoconhecimento e curiosidade intelectual, permitindo uma constante evolução em diferentes cenários.
- Visão sistêmica e holística – Capacidade de análise global, com percepção integrada das dinâmicas organizacionais, educacionais e sociais. Essa abordagem possibilita uma tomada de decisão estratégica, considerando aspectos humanos, tecnológicos, culturais e ambientais.
- Organização e planejamento estratégico – Competência para gerenciar, planejar e coordenar projetos educacionais, tecnológicos e institucionais, otimizando tempo, recursos e pessoas para atingir os objetivos organizacionais.
- Pensamento crítico – Aptidão para refletir, analisar, avaliar e interpretar dados e informações, garantindo uma abordagem racional e fundamentada na tomada de decisões. Habilidade essencial para solucionar problemas, aprimorar processos educacionais e validar pesquisas acadêmicas e institucionais.
- Criatividade e capacidade de resolver problemas – Pensamento lateral para pesquisas, desenvolvimento de estratégias e aplicação de metodologias e técnicas na solução de desafios educacionais, tecnológicos e institucionais.
- Comunicação – Competência para apresentar ideias de forma clara, objetiva e persuasiva, adaptando a linguagem ao público-alvo e ao contexto. Essa habilidade abrange produção acadêmica, palestras, cursos, publicações científicas e gestão de comunicação institucional.
- Capacidade de conduzir equipes multidisciplinares, participar de projetos colaborativos e interagir eficientemente em ambientes presenciais e virtuais. Habilidade essencial para a construção de redes de conhecimento e inovação em instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento.
- Network e colaboração / liderança e relacionamento interpessoal
- Uso de ferramentas de gestão do conhecimento – Utilização de recursos digitais e tecnológicos para criar, capturar, organizar, codificar, disseminar e mensurar informações e conhecimentos. Essa competência permite a transformação e estruturação de modelos pedagógicos para a educação presencial, híbrida e à distância.
- Avaliação e validação de projetos – Criação e implementação de processos de acompanhamento, controle e certificação de qualidade, garantindo excelência educacional e organizacional.
- Metodologias de ensino e aprendizagem – Especialização em didáticas inovadoras, teorias de ensino e práticas educacionais, aplicando abordagens interativas, tecnológicas e construtivistas em cursos presenciais e a distância.
- Competência informacional – Domínio de softwares e tecnologias para produção de textos, planilhas, gráficos, tabelas, imagens e análise de dados. Essa habilidade é aplicada na criação de materiais didáticos, relatórios educacionais, sistemas de avaliação e ferramentas colaborativas, essenciais para processos pedagógicos inovadores.
- Uso de tecnologias e mídias digitais – Domínio de ferramentas audiovisuais, plataformas digitais e ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), contribuindo para a criação, execução e análise de cursos, formações e treinamentos.
- Inteligência Artificial (IA) aplicada à educação – Exploração e aplicação de modelos de IA no ensino e aprendizagem, com foco em personalização, otimização de conteúdos e melhoria da interação entre educadores e alunos. Implementação de ferramentas de IA para análise de desempenho, criação de conteúdos adaptativos e desenvolvimento de metodologias inteligentes para um ensino mais dinâmico e eficaz.
- Aprendizagem Phygital – Experiência na integração entre ambientes físicos e digitais, promovendo experiências imersivas e híbridas. Aplicação de abordagens Phygital para potencializar o engajamento dos alunos por meio de realidade aumentada, gamificação e interação entre espaços físicos e digitais, impulsionando a inovação educacional.
A seguir, são apresentados banners de projetos da IPE em atuação em projetos para formação de professores e profissionais da educação.
Turmas abertas e turmas in company


Banner Turma MAC-IA 2025
Banner Turma TMAC Unidavi 23


Trecho extraído e adaptado da tese , URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062012-151617/pt-br.php
[1] Alta tecnologia (em inglês, high tech) refere-se à tecnologia considerada de ponta (em inglês, state-of-the-art), isto é, que trabalha com as mais recentes inovações tecnológicas, ou na minha investigação.
[2] Esse artigo foi apresentado e publicado nos anais do IV Conferência de Ciências da Educação, realizada entre 5 e 10 de novembro de 1997, na Universidade de Camaguey, em Camaguey, Cuba. Sob autoria de BITTENCOURT, D.F. e LEZANA, A. G. R.
[3] Título da dissertação: A Construção de um Modelo de Curso “Lato Sensu” via Internet – a Experiência com o Curso de Especialização para Gestores de Instituições de Ensino Técnico UFSC / SENAI, 1999.
[4] A Rede Brasileira de EAD, cujos membros localizavam-se em São Paulo e em todas as regiões do Brasil, foi formada por um pool de seis universidades e quatro centros universitários, que se uniram com o objetivo de desenvolver cooperação e integração acadêmica para produzir inteligência interinstitucional, formar recursos humanos, gerar cursos a distância e promover a melhoria e a modernização do ensino presencial.
[5 Participaram do curso, distribuídos em 3 turmas, 167 professores das instituições de ensino associadas. Este curso, também pioneiro, promoveu interação entre professores de diferentes regiões sobre o tema EAD e teve, ainda, uma 2ª e uma 3ª versão oferecidas em 2001 para mais 150 docentes. Este projeto representou uma etapa de disseminação da cultura da EAD on-line e serviu como base para a construção de conteúdos, desenvolvimento de metodologias e sistemas de acompanhamento para programas educacionais a distância, distribuídos em todas as regiões do Brasil, em instituições que, até mesmo, não faziam parte das 10 instituições promotoras da rede.