Blog Dênia Falcão

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Em poucas palavras…

Sou natural de Porto Alegre (RS – Brasil). Moro em Florianópolis. Possuo experiência de cerca de 20 anos em pesquisa, docência e consultoria técnica sobre Educação, Comunicação e Tecnologias Digitais. Sou Doutora em Educação pela USP/SP, Mestre em Engenharia de Produção, área de Mídia e Conhecimento na UFSC/SC, e Psicóloga pela PUC RS. Referenciada como pioneira no Brasil em Cursos a Distância via Internet ao participar como coordenadora pedagógica e design instrucional em 1997 (e-Learning) no Laboratório de Educação a Distância da UFSC/SC. Possuo experiência nacional e internacional, em instituições de ensino superior públicas, privadas, e comunitárias. Atualmente como Diretora da IPE, atuo em  consultorias, docência e pesquisa e, nessa parceira PEIn, dedico-me a oferta de cursos e serviços  que promovam as Práticas Educacionais Inovadoras.   

Para quem gosta de prosa…

Sou natural de Porto Alegre e atualmente resido em Florianópolis, SC. Falar de mim profissionalmente envolve falar de boa parte da minha vida, onde tenho dedicado comprometimento, seriedade e amorosidade.

Não foi só por coincidência do destino mas sim por muita dedicação que conquistei o título de Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. A longa e obstinada dedicação aos estudos une-se a experiência como psicóloga organizacional, professora de cursos de nivel superior, consultora, coordenadora de inovação, designer instrucional, conteudista e tutora de projetos em educação a distância e em aprendizagem combinada (blended learning), e a formação de professores para o uso de tecnologias digitais e metodologias ativas. Nesses quase 30 anos que atuo profissionalmente, o qual para muitos já é uma vida toda, para mim parece que está começando. A cada dia renovo minha curiosidade, entusiasmo e paixão como aprendiz, pesquisadora e trabalhadora.

Desde sempre me lembro ser muito atenta as subjetividades do viver, curiosa e interessada em pesquisas e ciências humanas. O início de formação acadêmica se deu após prestar vestibular e ingressar no Curso Superior em Psicologia na PUCRS e ao me diplomar como Psicóloga em meados de 1987.

De setembro de 1988 até maio de 1989 atuei como Analista de Recursos Humanos, em uma empresa do grupo SEARS. Denominada SANDIZ, era uma loja de departamentos âncora do Shopping Iguatemi em Porto Alegre, RS. Na loja acompanhei boas experiências, entre elas: mudança nos processamentos de venda e estoque de produtos com a chegada da informatização.

Em 1989 fui contratada como Psicóloga Organizacional na empresa, de grande porte, denominada Indústria de Componentes Eletrônicos – ICOTRON, pertencente ao grupo Siemens, localizada na cidade Gravataí – Grande Porto Alegre – RS. Nesta organização convivi em essência com os aparatos “high-tech [1]”, e ao experimentar a prática de trabalho como psicóloga organizacional em uma organização de última geração para a minha época, com preceitos da qualidade permeando todos os processos, pude experimentar o que podemos chamar de organização modelo de excelência. Durante este período desenvolvi diversas práticas inovadoras: desde seleções de pessoas durante o período de experiência; oficinas de acompanhamento e de desenvolvimento de subjetividades de trabalhadores; atendimento de crises; análise do trabalho; de desenvolvimento de lideranças; de acompanhamento profissional; de avaliação e de autoavaliação do desempenho, entre outras. Em 1990, uma das fábricas que atuava em prol do comprometimento e desempenho dos colaboradores para desenvolvimento da qualidade total, foi pioneira e a 1ª na América do Sul a ganhar prêmio e certificado de qualidade pela Ford internacional.

Em 1995, já residindo em Florianópolis, SC, fui contratada pela Fundação Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras – CERTI/UFSC, para atuar na equipe de pesquisa em Gestão da Qualidade, onde a minha missão era desenvolver um sistema de gestão de pessoas sob a ótica do modelo de Gestão do Controle Total da Qualidade (TQC).

Em 1996, iniciei a atuar na área de educação a distância, como bolsista, no Laboratório de Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina – LED / UFSC e, como aluna, no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção – UFSC,  área de Educação a Distância. As funções como roteirista de audiovisuais e designer instrucional  foram desenvolvidas em paralelo com pesquisas sobre avaliação de projetos em EAD. O interesse pelo tema de avaliação teve influência direta de minha formação como Psicóloga (PUCRS, conclusão em 1988) e experiência de cerca de oito anos como Psicóloga Organizacional (1987 a 1995).

No Brasil, no período de 1996 a 1999, a pesquisa em EAD sobre ensino superior a distância com uso de Novas Tecnologias de Comunicação e Informação – NTIC, em especial a Internet e a videoconferência era incipiente. Também, as fontes bibliográficas em relação às pesquisas sobre o tema avaliação de projetos em EAD eram poucas. No final da década de 90, projetos de EAD que usavam as NTIC eram todos inovadores. O momento era marcado por experiências pioneiras na educação com tecnologias de rede e digitais. Por um lado, não havia modelos, e, por outro, tínhamos total liberdade para criar e definir os caminhos a seguir.

No início de 1997, entre início de mestrado e trabalho como roteirista no Laboratório de Educação a Distância do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade de Santa Catarina, ao perceber o local que trabalhava, um laboratório de produção de projetos educacionais a distância em expansão na universidade, mirava-o com os olhos da psicóloga organizacional. Nesse contexto, para cumprir tarefa da disciplina Introdução à Mídia e Conhecimento, elaborei um artigo que denominado “Avaliação do Ensino a Distância – Utilizando a Visão de Processo e do Controle da Qualidade Total – TQC”.[2] O curioso que este artigo, o primeiro, foi o que mais influenciou a tese de doutorado que 15 anos depois defendia na Faculdade de Educação da USP.

Em 1998 tive a oportunidade de atuar na coordenação pedagógica do 1º Curso de Pós-graduação Lato Sensu a distância oferecido via Internet no Brasil: o Curso de Especialização a Distância para Gestores de Instituições de Ensino Técnico oferecido pela UFSC. Essa experiência foi descrita em 1999 em minha dissertação[3].

De 2000 a 2002, em uma rápida morada em São Paulo, participei da Rede Brasileira de EAD de IES privadas[4] como coordenadora pedagógica e professora na equipe de criação. A breve experiência permitiu realizar duas edições do Curso de Preparação de Professores Autores e Tutores para a EAD, com a produção autoral dos materiais didáticos e participante da equipe de desenvolvimento de um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) para oferta dos cursos [5].

Em 2003 após um ano de regresso a Florianópolis-SC iniciei a trabalhar na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Ao chegar à Unisul, como a primeira profissional com o cargo de designer instrucional, recebi a missão de criar a metodologia pedagógica e os materiais didáticos com demais especialistas de uma equipe multidisciplinar.  Em 2009 passei ao cargo de professora,e fui nomeada pelo Reitor, Coordenadora de inovação e qualidade da EaD da Unisul junto a Diretoria do Campus Virtual, ficando responsável por realizar um conjunto de projetos estratégicos e pesquisas de satisfação e avaliação institucional.

Mesmo antes de deixar de trabalhar na UnisulVirtual em 2013, outras experiências profissionais eram realizadas concomitantemente. Entre essas, em destaque, a consultoria em EAD na Universidade Estadual de Ponta Grossa, de 2004 a 2010.  Durante a consultoria, foram desenvolvidas ações junto à Coordenação do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância – NUTEAD da UEPG, para formação e acompanhamento de professores autores no desenvolvimento de materiais didáticos para projetos educacionais. Entre elas, é possível citar: Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologias e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino – CEFORTEC e a Universidade Aberta do Brasil – UAB / MEC.

Outra experiência que merece destaque foi a visita técnica, em 2006, a uma instituição referência internacional no ensino virtual, a Universitat Oberta de Catalunya – UOC, localizada em Barcelona – ES. Mais recentemente, a oportunidade, em 2009, 2010 e 2013, de proferir, na Universidad Agraria La Molina,emLima – Peru, palestras e cursos sobre os temas “Inovações Educacionais; Preparação docentes para Cursos a Distância; Avaliação institucional na educação superior para a melhoria universitária”, onde estiveram representadas e participaram mais 8 instituições públicas peruanas.

Consultorias, palestras, pesquisas e docências tem sido as ações exercidas como diretora da IPE. Em 2014 registra ações junto a instituições como:

  • USP (Universidade de São Paulo – São Paulo) como professora do curso de pós-graduação em Inovação e Gestão da EAD USP;
  • UNIT (Universidade Tiradentes – Aracaju) como consultora junto a Diretoria de EAD;
  • FACASC (Faculdade Católica de Santa Catarina – Florianópolis) em programas de capacitação de professores;
  • D2L (São Paulo- Canadá) como palestrante.
  • Como professora substituta registra passagem pela UFSC, no Departamento de Metodologia de Ensino no Centro de Educação, de abril a dezembro de 2014. No primeiro semestre ministrei junto as Licenciaturas de cursos a distância, a disciplina Introdução a Educação a Distância, e no segundo semestre, em uma experiência inovadora com cerca de 150 professores doutores do quadro permanente da UFSC, ministrei um curso a distância e semipresencial sobre o Uso de Mídias Digitais na Prática Docente.
  • Ainda em 2014 a té a atualidade tenho atuado junto a UAB ligada ao Nucleo da EAD da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR) realizo como consultora externa projetos de pesquisa e acompanhamento do desenvolvimento para aperfeiçoamento do AVA relacionado as necessidades dos seus usuários.

Em 2015 sigo em plena atividade: novos projetos e os que seguem em andamento. Um novo projeto, por exemplo, é o desenvolvimento da parceria denominada Práticas Educacionais Inovadoras – PEIn, vide pein.com.br


Trecho extraído e adaptado da tese , URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062012-151617/pt-br.php

[1] Alta tecnologia (em inglês, high tech) refere-se à tecnologia considerada de ponta (em inglês, state-of-the-art), isto é, que trabalha com as mais recentes inovações tecnológicas, ou na minha investigação.

[2] Esse artigo foi apresentado e publicado nos anais do IV Conferência de Ciências da Educação, realizada entre 5 e 10 de novembro de 1997, na Universidade de Camaguey, em Camaguey, Cuba.  Sob autoria de BITTENCOURT, D.F. e LEZANA, A. G. R.

[3] Título da dissertação: A Construção de um Modelo de Curso “Lato Sensu” via Internet – a Experiência com o Curso de Especialização para Gestores de Instituições de Ensino Técnico UFSC / SENAI, 1999.

[4] A Rede Brasileira de EAD, cujos membros localizavam-se em São Paulo e em todas as regiões do Brasil, foi formada por um pool de seis universidades e quatro centros universitários, que se uniram com o objetivo de desenvolver cooperação e integração acadêmica para produzir inteligência interinstitucional, formar recursos humanos, gerar cursos a distância e promover a melhoria e a modernização do ensino presencial.

[5 Participaram do curso, distribuídos em 3 turmas, 167 professores das instituições de ensino associadas. Este curso, também pioneiro, promoveu interação entre professores de diferentes regiões sobre o tema EAD e teve, ainda, uma 2ª e uma 3ª versão oferecidas em 2001 para mais 150 docentes. Este projeto representou uma etapa de disseminação da cultura da EAD on-line e serviu como base para a construção de conteúdos, desenvolvimento de metodologias e sistemas de acompanhamento para programas educacionais a distância, distribuídos em todas as regiões do Brasil, em instituições que, até mesmo, não faziam parte das 10 instituições promotoras da rede.

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