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Currículo da Diretora da IPE 

Bem-vindo/a!

Dênia Falcão é natural de Porto Alegre (RS – Brasil), com residência em Florianópolis. Com atuação profissional sem fronteiras, realiza eventos presenciais ou online, sendo sua permanência maior é home office. Com formação interdisciplinar é Doutora em Educação pela USP/SP (Didáticas, Teorias e Práticas de Ensino), Mestre em Engenharia de Produção na UFSC/SC (Mídia e Conhecimento) , e Psicóloga (Psicologia escolar, comunitária, do trabalho e organizacional) pela PUC RS. Dênia é reconhecida como pioneira no Brasil no desenvolvimento de cursos online, foi coordenadora pedagógica e design instrucional do Cursos de pós-graduação online para Gestores de Instituições Técnicas SENAI – UFSC/SC, 1997. Atualmente como Diretora da IPE, atua em consultoria, docência e pesquisa e, na parceira PEIn, dedica-se a oferta de cursos, oficinas e palestras promotoras de Práticas Educacionais Inovadoras.     

Relatos de sua formação acadêmica e experiências profissionais  

Não foi só por coincidência do destino mas sim por muita dedicação que conquistou o título de Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Este foi o seu segundo curso de doutorado, o primeiro em Engenharia de produção ficou incompleto,  após mudança temporária para trabalhar em São Paulo. Sua persistência levou assim, a conquista do título de doutora após 12 anos.

Em 2012 conquistei o diploma de Doutora em Educação pela FE USP (São Paulo / SP)
Em 2012 conquistei o diploma de Doutora em Educação pela FE USP (São Paulo / SP)

Sempre dedicada aos estudos e pesquisa, possui experiência como psicóloga organizacional, professora de cursos de nível superior, consultora, coordenadora de inovação, designer instrucional, conteudista e tutora de projetos em educação a distância e em ensino híbrido (blended learning), e a formação de professores para o uso de tecnologias digitais e metodologias ativas.

Sua trajetória reúne mais de 30 anos de experiência profissional, todavia sente que cada dia renova a sua motivação, assumindo-se uma eterna estudante, pois a cada dia renova a curiosidade, entusiasmo e paixão como aprendiz, pesquisadora e trabalhadora, agente de transformação social.

Considera-se atenta as subjetividades do viver e interessada em pesquisas sobre a Educação e Ciências humanas. Com formação acadêmica em Psicologia na PUCRS, obteve diploma de Psicóloga em 1987.

O seu primeiro emprego ocorreu de setembro de 1988 a maio de 1989 ao atuar como Analista de Recursos Humanos, em uma empresa do grupo SEARS. Denominada SANDIZ, era uma loja de departamentos âncora do Shopping Iguatemi em Porto Alegre, RS. Na loja pode teve boas experiências, entre elas: mudança nos processamentos de venda e estoque de produtos com a chegada da informatização, onde recebeu treinamento em sua primeira viagem profissional em Brasília na SEARS/DN.

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Durante a conclusão da Psicologia, realizou estágio de psicologia organizacional, e em 1989 recebei convite e foi contratada para se tornar Psicóloga Organizacional o grupo Siemens – empresa de grande porte, denominada Indústria de Componentes Eletrônicos – ICOTRON,  localizada na cidade Gravataí – Grande Porto Alegre – RS. Nesta organização conviveu em essência com os aparatos “high-tech [1]”, e ao experimentar a prática de trabalho como psicóloga organizacional em uma organização de última geração para a época, com preceitos da qualidade permeando todos os processos, pode experimentar o que podemos chamar de organização modelo de excelência.

Em 1995, já residindo em Florianópolis, SC, foi contratada pela Fundação Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras – CERTI/UFSC, para atuar na equipe de pesquisa em Gestão da Qualidade, onde a sua missão era desenvolver um sistema de gestão de pessoas sob a ótica do modelo de Gestão do Controle Total da Qualidade (TQC).

Em 1996, iniciou a atuar na área de educação a distância, como bolsista, junto ao Laboratório de Projetos Especiais ligado ao Laboratório de Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e, como aluna, no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção – UFSC,  área de Educação a Distância. As funções como roteirista de audiovisuais e designer instrucional  foram desenvolvidas em paralelo com pesquisas sobre avaliação de projetos em EAD. Entre os projetos que particioou neste período, em destaque atuo como roterista de vídeos para o programa Agora é com vocês. Um convênio entre o MEC-secretaria do audiovisual, TV Escola e a UFSC, para o desenvolvimento de 24 vídeo-aulas para apresentar ludicamente os novos parâmetros nacionais – PCNs para as disciplinas de Ciências, Matemática e Português, para professores e alunos das séries iniciais. O desafio do roteirista é desenvolver um roteiro dialogado com a visão construtivista, já que os vídeos seria feito com bonecos, seres não humanos, para criar empatia com o público, mas com aparência e vida inteligente próxima a nós. Estes seres, habitavam um sotão. Era um clima um pouco mágico,
O processo criativo se deu pela discussão dos temas, a criação dos personagens e seus arquétipos; o vovô sábio, o inocente curioso, o adolescente destemido que arrisca descobre as coisas, mas dá mancadas, a moça inteligente e prudente e a Tum-tum, a entidade do além que “sabe” aconselhar sobre temas difíceis – era um espelho invocado pelas crianças. 

No Brasil, no período de 1996 a 1999, a pesquisa em EAD sobre ensino superior a distância com uso de Novas Tecnologias de Comunicação e Informação – NTIC, em especial a Internet era incipiente. Também, as fontes bibliográficas em relação às pesquisas sobre o tema avaliação de projetos em EAD eram poucas. No final da década de 90, projetos de EAD que usavam as NTIC eram todos inovadores. O momento era marcado por experiências pioneiras na educação com tecnologias de rede e digitais. Por um lado, não havia modelos, e, por outro, tínhamos total liberdade para criar e definir os caminhos a seguir.

Registro histórico para a EAD Brasil Em 2000 visita do Prof. Fredric Litto (ABED) a Rede iUVB. Na foto: eu, Maria da Graça, Fredric Litto e João Vianney foto durante (São Paulo - SP)
Registro histórico EAD Brasil – em 2000, registro da visita do Prof. Fredric Litto (ABED) a Rede iUVB. Na foto: eu, Maria da Graça, Fredric Litto e João Vianney (São Paulo – SP)

No início de 1997, entre início de mestrado e trabalho como roteirista no Laboratório de Educação a Distância do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade de Santa Catarina, ao perceber o local que trabalhava, um laboratório de produção de projetos educacionais a distância em expansão na universidade, mirava-o com os olhos da psicóloga organizacional. Nesse contexto, para cumprir tarefa da disciplina Introdução à Mídia e Conhecimento, elaborou um artigo que denominado “Avaliação do Ensino a Distância – Utilizando a Visão de Processo e do Controle da Qualidade Total – TQC”.[2] O curioso que este artigo, o primeiro, foi o que mais influenciou a sua tese de doutorado que 15 anos depois defendia na Faculdade de Educação da USP. O interesse pelo tema de avaliação teve influência direta de sua formação como Psicóloga (PUCRS, conclusão em 1988) e experiência de cerca de oito anos como Psicóloga Organizacional (1987 a 1995).

Em 1998 teve a oportunidade de atuar na coordenação pedagógica do 1º Curso de Pós-graduação Lato Sensu a distância oferecido via Internet no Brasil: o Curso de Especialização a Distância para Gestores de Instituições de Ensino Técnico oferecido pela UFSC. Essa experiência foi descrita em 1999 em sua dissertação[3].

De 2000 a 2002, em uma rápida morada em São Paulo, participou da Rede Brasileira de EAD de IES privadas[4] como coordenadora pedagógica e professora na equipe de criação. A breve experiência permitiu realizar duas edições do Curso de Preparação de Professores Autores e Tutores para a EAD, com a produção autoral dos materiais didáticos e participação na equipe de desenvolvimento de um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) para oferta dos cursos [5].

Em 2003, na Aula Inaugural 1ª Graduação online – UnisulVirtual (Palhoça / SC)

Em 2003, após um ano de regresso a Florianópolis-SC, iniciou a trabalhar na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Ao chegar à Unisul, como a primeira profissional com o cargo de designer instrucional, recebeu a missão de criar a metodologia pedagógica e os materiais didáticos com demais especialistas de uma equipe multidisciplinar.  Em 2009 passou ao cargo de professora titular, e fui nomeada pelo Reitor, Coordenadora de inovação e qualidade da EaD da Unisul junto a Diretoria do Campus Virtual, ficando responsável por realizar um conjunto de projetos estratégicos e pesquisas de satisfação e avaliação institucional.

Mesmo antes de deixar de trabalhar na UnisulVirtual em 2013, outras experiências profissionais eram realizadas concomitantemente.

Em 2015 na UEPG palestra na Semana Pedagógica (Ponta Grossa / PR)
Em 2015 palestra na Semana Pedagógica da UEPG (Ponta Grossa / PR)

Entre essas, em destaque, a consultoria em EAD na Universidade Estadual de Ponta Grossa, de 2004 a 2017.  Atuei como consultora projetos de pesquisa, docência, designer instrucional e de acompanhamento do desenvolvimento para aperfeiçoamento do AVA relacionado às necessidades dos seus usuários. Durante a consultoria, foram desenvolvidas ações junto à Coordenação do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância – NUTEAD da UEPG, para formação e acompanhamento de professores autores no desenvolvimento de materiais didáticos para projetos educacionais. Entre elas, é possível citar: Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologias e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino – CEFORTEC e a Universidade Aberta do Brasil – UAB / MEC.

Dênia em 2009 na UNALM (Lima / PE)

Outra experiência que merece destaque foi a visita técnica, em 2006, a uma instituição referência internacional no ensino virtual, a Universitat Oberta de Catalunya – UOC, localizada em Barcelona – ES. Mais recentemente, a oportunidade, em 2009, 2010 e 2013, de proferir, na Universidad Agraria La Molina,emLima – Peru, palestras e cursos sobre os temas “Inovações Educacionais; Preparação docentes para Cursos a Distância; Avaliação institucional na educação superior para a melhoria universitária”, onde estiveram representadas e participaram mais 8 instituições públicas peruanas.

Após sair da Unisul no final de 2013, novas experiências, aprendizagens, novos projetos, produções e eventos …

Em 2014 palestra no polo UAB UFSC Tubarão (Tubarão / SC)
Em 2014 palestra no polo UAB UFSC Tubarão
(Tubarão / SC)

Em 2014, de abril a dezembro, após ser classificada em seleção para professora substituta no Departamento de Metodologia de Ensino no Centro de Educação na UFSC, ministrou a disciplina Introdução a Educação a Distância, nos cursos de Licenciatura em Biologia, Matemática e Física.   Entre outras atividade realizou palestra na Semana Interdisciplinar no polo UAB UFSC em Tubarão/SC. Neste período que esteve contratada também ministrou cursos de extensão a distância e semipresencial para formação de professores em período probatório de todos os campi da UFSC. Os cursos oferecidos para mais de 150 professores tiveram como tema principal o Uso de Mídias Digitais na Prática Docente.

Neste mesmo ano foi convidada pelo Prof José Moran para ministrar com ele a disciplina: Produção de Conteúdo: Autoria,  no Programa de pós-graduação em Inovação e Gestão da EAD, um curso oferecido a distância pela USP.  Neste contrato foram desenvolvidos os materiais didáticos da disciplina e orientação a trabalhos de conclusão.

Em 2015 a maior novidade foi o lançamento do projeto PEIn – Práticas Educacionais Inovadoras, com o curso Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas.  Este curso tem sido bem recebido, em 2018 tivemos mais 3 turmas abertas e a UFAL/AL In Company. No final de 2o semestre, ainda de 2018, foi iniciado um curso  In Company com a Fiocruz, denominado Curso Tecnologias e Metodologias para a Docência na Saúde, oferecido para 50 profissionais da educação, gestores, pesquisadores e professores do Sistema FioCruz de todo o Brasil.

Avaliação MEC PNLD 2019

Em 2018, a participação na equipe de avaliadores da Educação Básica PNLD 2019, na área de Ciência Humanas, equipe interdisciplinar, trouxe nova experiência e um grande aprendizado. Neste ano também participou como professora conteudista de cursos de especialização na UNIVESP e na ENAP; ingressou com tutora na UNESP.  Em 2019  foram realizadas mais 3 turmas abertas e a Turma Marinha do Brasil In Company, oferecido para 45 profissionais da educação, gestores e professores de 12 organizações militares de todo o Brasil.  Realizou consultorias e palestras em instituições de ensino e no TRT 23º Cuiabá CONEMATRA.

O ano de 2020 foi impar, antes mesmo da chegada do isolamento social com a Pandemia Covid e a transformação da Educação para o ensino remoto, foi intenso na agenda, plena de atividades. No início do semestre letivo, em janeiro, ministrou presencialmente como docente convidada palestras e Oficinas sobre o tema Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais no Centro Universitário de Goiatuba – UniCerrado/GO, durante os dias 27 a 31 de janeiro de 2020. Em fevereiro,no dia 5, participou como palestrante convidada na Mesa Redonda: Cultura Digital, arte e comunicação na Educação Básica no IX Congresso de Educação Básica – COEB 2020; e no dia 12 do mesmo mês, ministrou a oficina de 8 horas, com o tema: Escola do Futuro – Inovação da prática pedagógica; ambos eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Florianópolis – SME/Florianópolis/SC (presencial). Com a chegada do isolamento social, as atividades online ganharam destaque e muitos eventos como palestras, oficinas e cursos foram realizados abrangendo todos estados brasileiros, inclusive participando de evento internacional com a cidade de Lima/PE. (Em construção)

O ano de 2021 que está em curso, segue sendo intenso, muitos projetos já foram realizados e outros começam a entrar em movimento. Para o ano pedimos Saúde, trabalho e muitos projetos inovadores.

São competências desenvolvidas durante a trajetória profissional:

  • Visão sistêmica ou holística – capacidade de análise do global, percepção integrada da dinâmica organizacional ou pessoal.
  • Pensamento crítico – capacidade de refletir, analisar, avaliar e  julgar sobre o que realizo ou o que fazer em resposta a uma observação, experiência, expressão verbal ou escrita, ou argumentos.
  • Informacional – uso de softwares para produção de textos, planilhas, levantamento de dados, gráficos, tabelas, imagens, rede de relacionamento interpessoal e produção colaborativa.
  • Criatividade e capacidade de resolver problemas – pensamento lateral para pesquisas, desenvolvimento de estratégias, metodologias e técnicas para busca de soluções de problemas.
  • Uso de ferramentas da gestão co conhecimento – uso de recursos e ferramentas tecnológicas com funções de criar, capturar, organizar, codificar, disseminar e mensurar informações e conhecimentos.
  • Uso de tecnologias e mídias digitais – uso de recursos e aparatos audiovisuais em sistemas laborais, educacionais e comunicacionais.
  • Network e colaboração / liderança e relacionamento interpessoal – bom relacionamento e senso de liderança para participar e compartilhar em trabalhos de grupo, de modo virtual ou presencial.

    Foto em encontro presencial
  • Comunicação – objetividade, clareza, discernimento e capacidade de persuasão na apresentação de ideias para diferentes públicos, no modo escrito ou oral.
  • Metodologias de ensino e aprendizagem – especialização teórica e prática de didáticas, teorias de ensino e práticas escolares com foco na aprendizagem online.
  • Avaliação e validação de projetos – criação e implementação de processos de acompanhamento e controle da qualidade.
  • Organização e planejamento estratégico – gerenciar, planejar e coordenar o desenvolvimento de estratégias, processos e ações; gerenciar tempo, recursos e pessoas na execução dos objetivos organizacionais.
  • Integridade – atitude ética, íntegra, honesta e capaz de exercer funções com base nos valores do coletivo e da instuituição que atua.

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Trecho extraído e adaptado da tese , URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062012-151617/pt-br.php

[1] Alta tecnologia (em inglês, high tech) refere-se à tecnologia considerada de ponta (em inglês, state-of-the-art), isto é, que trabalha com as mais recentes inovações tecnológicas, ou na minha investigação.

[2] Esse artigo foi apresentado e publicado nos anais do IV Conferência de Ciências da Educação, realizada entre 5 e 10 de novembro de 1997, na Universidade de Camaguey, em Camaguey, Cuba.  Sob autoria de BITTENCOURT, D.F. e LEZANA, A. G. R.

[3] Título da dissertação: A Construção de um Modelo de Curso “Lato Sensu” via Internet – a Experiência com o Curso de Especialização para Gestores de Instituições de Ensino Técnico UFSC / SENAI, 1999.

[4] A Rede Brasileira de EAD, cujos membros localizavam-se em São Paulo e em todas as regiões do Brasil, foi formada por um pool de seis universidades e quatro centros universitários, que se uniram com o objetivo de desenvolver cooperação e integração acadêmica para produzir inteligência interinstitucional, formar recursos humanos, gerar cursos a distância e promover a melhoria e a modernização do ensino presencial.

[5 Participaram do curso, distribuídos em 3 turmas, 167 professores das instituições de ensino associadas. Este curso, também pioneiro, promoveu interação entre professores de diferentes regiões sobre o tema EAD e teve, ainda, uma 2ª e uma 3ª versão oferecidas em 2001 para mais 150 docentes. Este projeto representou uma etapa de disseminação da cultura da EAD on-line e serviu como base para a construção de conteúdos, desenvolvimento de metodologias e sistemas de acompanhamento para programas educacionais a distância, distribuídos em todas as regiões do Brasil, em instituições que, até mesmo, não faziam parte das 10 instituições promotoras da rede.