Currículo da Diretora da IPE
Dênia Falcão é natural de Porto Alegre (RS – Brasil), com residência em Florianópolis. Com atuação profissional sem fronteiras, realiza eventos presenciais ou online, sendo sua permanência maior é home office. Com formação interdisciplinar é Doutora em Educação pela USP/SP (Didáticas, Teorias e Práticas de Ensino), Mestre em Engenharia de Produção na UFSC/SC (Mídia e Conhecimento), Psicóloga graduada na PUC RS, e Licenciada em Pedagogia na Claretiano/SP. Dênia é reconhecida como pioneira no Brasil no desenvolvimento de cursos online, foi coordenadora pedagógica e design instrucional do Cursos de pós-graduação online para Gestores de Instituições Técnicas SENAI – UFSC/SC, 1997. Atualmente como Diretora da IPE, atua em consultorias, docências e, como empreendedora dedica-se a oferta de cursos, oficinas e palestras promotoras de Práticas Educacionais Inovadoras. Em destaque o projeto PEIn,
Relatos de sua formação acadêmica e experiências profissionais
Não foi só por coincidência do destino, mas sim por muita determinação que conquistou o título de Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Este foi o seu segundo curso de doutorado, o primeiro em Engenharia de produção ficou incompleto, após mudança temporária para trabalhar em São Paulo.
Sua trajetória que reúne mais de 30 anos de experiência profissional, renova-se a cada dia com a sua motivação intrínseca, por sentir-se como uma eterna estudante, gosta de aprender a aprender, é curiosa e sente paixão como aprendiz, pesquisadora, trabalhadora, e agente de transformação social.
Segue sempre atenta as subjetividades do viver, a busca do bem-estar e interessada em pesquisas sobre a Educação e Ciências humanas. Fez a sua primeira formação acadêmica em Psicologia na PUCRS, obtendo o diploma de Psicóloga em 1987. O seu primeiro emprego neste mesmo ano, como Analista de Recursos Humanos, em uma empresa do grupo SEARS. Denominada SANDIZ, era uma loja de departamentos âncora do Shopping Iguatemi em Porto Alegre, RS. Neste local, teve boas experiências, entre elas contribuir com a formação dos lojistas para receberem a mudança nos processamentos de venda e estoque de produtos com a chegada da informatização, para tal recebeu treinamento em sua primeira viagem profissional em Brasília na SEARS/DN.
Em 1989 partiu para a sua próxima experiência profissional ao receber convite (havia se destacado como estagiária quando ainda estudante) e ser contratada como Psicóloga do Trabalho e Organizacional em uma empresa do grupo Siemens – empresa de grande porte, denominada Indústria de Componentes Eletrônicos – ICOTRON, localizada na cidade Gravataí/RS. Nesta organização conviveu em essência com os aparatos “high-tech [1]”, e a prática de trabalho em uma organização de última geração para a época, com preceitos da qualidade permeando todos os processos, pode experimentar o que podemos chamar de organização modelo de excelência. Destaca que na época realizou grupos de formação de trabalhadores em período probatório com dinâmicas de grupos e processos de conscientização para o trabalho usando sucatas recolhidas nas linhas de produção, e que a empresa recebeu durante este período prêmio de qualidade. Está experiência a despertou para aprofundar estudos sobre desenvolvimento humano e desenvolvimento tecnológico.
Em meados de 1994, transferiu residência para Florianópolis/SC. Em 1995 contratada pela Fundação Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras – CERTI/UFSC, atuou por alguns meses na equipe de pesquisa em Gestão da Qualidade, onde a sua missão era desenvolver um sistema de gestão de pessoas sob a ótica do modelo de Gestão do Controle Total da Qualidade (TQC). No final deste mesmo ano participou da seleção para mestrado no Programa de pós-graduação de Engenharia de Produção da UFSC/SC, o qual iniciou em março de 1996. E após maio deste ano, em um projeto de inovação, iniciou a atuar na área de educação a distância, como roteirista de videoaulas no Laboratório de Educação a Distância (LED) da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Entre os projetos que participou neste período, o programa Agora é com vocês. Um convênio entre o MEC-secretaria do audiovisual, TV Escola e a UFSC, para o desenvolvimento de videoaulas para apresentar aos professores e alunos da Educação Básica os novos parâmetros nacionais – PCNs para as disciplinas de Ciências, Matemática e Português. O desafio do roteirista é desenvolver um roteiro dialogado com a visão construtivista, já que os vídeos seriam feitos com bonecos, seres não humanos, para criar empatia com o público, mas com aparência e vida inteligente próxima a nós. Estes seres, habitavam um sotão. Era um clima um pouco mágico,
O processo criativo se deu pela discussão dos temas, a criação dos personagens e seus arquétipos; o vovô sábio, o inocente curioso, o adolescente destemido que arrisca descobre as coisas, mas dá mancadas, a moça inteligente e prudente e a Tum-tum, a entidade do além que “sabe” aconselhar sobre temas difíceis – era um espelho invocado pelas crianças.
Cabe lembrar, que no Brasil, no período de 1996 a 1999, a pesquisa em EAD sobre ensino superior à distância com uso de Novas Tecnologias de Comunicação e Informação – NTIC, em especial a Internet era incipiente. No final da década de 90, projetos de EAD que usavam as NTIC eram todos inovadores. O momento era marcado por experiências pioneiras na educação com tecnologias de rede e digitais. Por um lado, não havia modelos, e, por outro, tínhamos total liberdade para criar e definir os caminhos a seguir.
No início de 1997, já em início da elaboração da dissertação do mestrado, reunindo a experiência na produção de projetos educacionais a distância com a de psicóloga do trabalho e organizacional, para concluir a disciplina Introdução à Mídia e Conhecimento, escreveu um artigo que denominado “Avaliação do Ensino a Distância – Utilizando a Visão de Processo e do Controle da Qualidade Total – TQC”.[2] O curioso que este artigo veio mais tarde também a influenciar 15 anos depois, a sua tese de doutorado na Faculdade de Educação da USP.
A atuação bem-sucedida com as videoaulas gerou o convite para ser bolsista no Laboratório de Projetos Especiais, o qual em parceria com o LED, seria contratado para desenvolver a primeira pós-graduação online no Brasil. Em 1998, assim, veio atuar na coordenação pedagógica do 1º Curso de Pós-graduação Lato Sensu a distância oferecido via Internet no Brasil: o Curso de Especialização a Distância para Gestores de Instituições de Ensino Técnico oferecido pela UFSC. Essa experiência foi descrita em 1999 em sua dissertação [3].
Como repercussão de sua experiência e dissertação, surge o convite para um novo desafio. De 2000 a 2002, em São Paulo/SP, participou da Rede Brasileira de EAD de IES privadas [4] como coordenadora pedagógica e professora na equipe de criação desta instituição. A breve experiência permitiu realizar duas edições do Curso de Preparação de Professores Autores e Tutores para a EAD, com a produção autoral dos materiais didáticos e participação na equipe de desenvolvimento de um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) para oferta dos cursos [5].
Em 2003, após regressar a Florianópolis-SC, iniciou a trabalhar na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Ao chegar à Unisul, como a primeira profissional Designer instrucional, recebeu a missão de contribuir na equipe multidisciplinar com a criação dos processos, da metodologia pedagógica e dos materiais didáticos. Em 2009, com a expansão do Campus UnisulVirtual, foi promovida ao cargo de professora titular e nomeada como Coordenadora de inovação e qualidade da EaD, e como membro da CPA da Unisul, a qual permaneceu até setembro de 2013.
Neste mesmo período que permaneceu atuando na Unisul, outras experiências profissionais eram realizadas concomitantemente. Entre essas, em destaque, a consultoria em EAD na Universidade Estadual de Ponta Grossa, de 2004 a 2017. Atuei como consultora projetos de pesquisa, docência, designer instrucional e de acompanhamento do desenvolvimento para aperfeiçoamento do AVA relacionado às necessidades dos seus usuários. Durante a consultoria, foram desenvolvidas ações junto à Coordenação do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância – NUTEAD da UEPG, para formação e acompanhamento de professores autores no desenvolvimento de materiais didáticos para projetos educacionais: Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologias e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino – CEFORTEC e a Universidade Aberta do Brasil – UAB / MEC.
Neste período de atuação na Unisul também em destaque: a visita técnica, em 2006, a uma instituição referência internacional no ensino virtual, a Universitat Oberta de Catalunya – UOC, localizada em Barcelona – ES; e em 2009, 2010 e 2013, visitas a Universidad Agraria La Molina, em Lima – Peru, para proferir palestras e cursos sobre os temas “Inovações Educacionais; Preparação docentes para Cursos a Distância; Avaliação institucional na educação superior para a melhoria universitária”, onde estiveram representadas e participaram mais 8 instituições públicas peruanas.
Em 2014, de abril a dezembro, foi professora substituta no Departamento de Metodologia de Ensino no Centro de Educação na UFSC, ministrou a disciplina Introdução a Educação a Distância, nos cursos de Licenciatura em Biologia, Matemática e Física. Entre outras atividades realizou palestra na Semana Interdisciplinar no polo UAB UFSC em Tubarão/SC. Neste período que esteve contratada também ministrou cursos de extensão a distância e semipresencial para formação de professores em período probatório de todos os campi da UFSC. Os cursos oferecidos para mais de 150 professores tiveram como tema principal o Uso de Mídias Digitais na Prática Docente.
Em 2013 a 2017 foi consultora em EAD na UNIT/SE e na Unigranrio/RJ, onde desenvolveu projetos de desenvolvimento dos processos, equipes EAD e formação de professores.
No ano de 2014 foi convidada pelo Prof José Moran para ministrar com ele a disciplina: Produção de Conteúdo: Autoria, no Programa de pós-graduação em Inovação e Gestão da EAD, um curso oferecido a distância pela USP. Neste contrato foram desenvolvidos os materiais didáticos da disciplina e orientação a trabalhos de conclusão.
Em 2015 a maior novidade foi o lançamento do projeto PEIn – Práticas Educacionais Inovadoras, com o curso Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas. Este curso tem sido bem recebido, em 2018 tivemos mais 3 turmas abertas e a UFAL/AL In Company. No final de 2o semestre, ainda de 2018, foi iniciado um curso In Company com a Fiocruz, denominado Curso Tecnologias e Metodologias para a Docência na Saúde, oferecido para 50 profissionais da educação, gestores, pesquisadores e professores do Sistema FioCruz de todo o Brasil.
Em 2018, a participação na equipe de avaliadores da Educação Básica PNLD 2019, na área de Ciência Humanas, equipe interdisciplinar, trouxe nova experiência e um grande aprendizado. Neste ano também participou como professora conteudista de cursos de especialização na UNIVESP e na ENAP; ingressou com tutora na UNESP. Em 2019 foram realizadas mais 3 turmas abertas e a Turma Marinha do Brasil In Company, oferecido para 45 profissionais da educação, gestores e professores de 12 organizações militares de todo o Brasil. Realizou consultorias e palestras em instituições de ensino e no TRT 23º Cuiabá CONEMATRA.
O ano de 2020 foi ímpar, antes mesmo da chegada do isolamento social com a Pandemia Covid e a transformação da Educação para o ensino remoto, foi intenso na agenda, plena de atividades. No início do semestre letivo, em janeiro, ministrou presencialmente como docente convidada palestras e Oficinas sobre o tema Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais no Centro Universitário de Goiatuba – UniCerrado/GO, durante os dias 27 a 31 de janeiro de 2020. Em fevereiro, no dia 5, participou como palestrante convidada na Mesa Redonda: Cultura Digital, arte e comunicação na Educação Básica no IX Congresso de Educação Básica – COEB 2020; e no dia 12 do mesmo mês, ministrou a oficina de 8 horas, com o tema: Escola do Futuro – Inovação da prática pedagógica; ambos os eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Florianópolis – SME/Florianópolis/SC (presencial). Com a chegada do isolamento social, as atividades online ganharam destaque e muitos eventos como palestras, oficinas e cursos foram realizados abrangendo todos estados brasileiros, inclusive participando de evento internacional com a cidade de Lima/PE.
O ano de 2021 foi de muito trabalho e oportunidades, entre os projetos de formação de professores PEIn, foram 5 turmas: 3 abertas: Como ensinar com Metodologias Ativas em Modelos Híbridos, e 2 Turmas In Company do Curso Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas, na UFAL, Proford. Realizei junto ao EJTRT6 um Curso In Job para contribuir com o desenho do modelo pedagógico e tecnológico do serviço educacional desenvolvido na EJ. Com satisfação e alegria também participei de eventos como congressos, lives e oficinas. Ainda neste ano realizei a rica experiência de participar na equipe de tutores do Curso de formação de Educadores do Programa Braille Bricks Brasil, oferecido pela Fundação Dorina Nohill para Cegos em parceria com Braille Bricks Brasil, e o Centro de Promoção de Inclusão digital Escolar e Social (Cpides), do Departamento de Estatística (DEst) da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT) da Unesp, na modalidade online, para oferta a escolas básicas de municípios de São Paulo.
O ano de 2022 segue em curso, primeiro semestre passei dedicada a estudos e pesquisas, diminui o ritmo de projetos, mesmo assim até julho, já foram desenvolvidas a oferta de 3 turmas de formação de professores e profissionais da Educação dedicados a formação do curso: Como ensinar com Metodologias Ativas em Modelos Híbridos; e Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas. Novamente participação em oficinas, participação em Congresso e lives. Em destaque, a participação em 9/6/22, de evento internacional: “Laboratório Virtual: Rol Estratégico del Ingeniero em la aplicación de Tecnologías Blandas Y Economía Circular” com a Universidad Nacional de Ingeniería (UNI) e a Fac. de Ingenieria Industrial de la Universidad Nacional Federico Villarreal (UNFV), de Lima, Perú. Um tema inovador e muito necessário na atualidade para fazer frente aos desafios de nossa contemporaneidade.
No primeiro semestre também participei novamente na equipe de tutores do Curso de formação de Educadores do Programa Braille Bricks Brasil, oferecido pela Fundação Dorina Nohill para Cegos em parceria com Braille Bricks Brasil, e o Centro de Promoção de Inclusão digital Escolar e Social (Cpides), do Departamento de Estatística (DEst) da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT) da Unesp, na modalidade online, para oferta a escolas básicas de municípios de SP, MS e BA.
Agora, já finalizando, no segundo semestre foi também bem ativo. dedicada a oferta de Turmas In-Company do Curso Como ensinar com Metodologias Ativas em Modelos Híbridos, após no 1o semestre além da turma aberta, ofertar a turma da Escola Judicial do TRT15, neste último semestre tivemos a turma da escola judicial do TRT23, e a turma do DECEX/Exército Brasileiro. Além das consultorias (em destaque avaliadora PNLD MEC 2022/2023), palestras, artigos e nova participação na equipe de tutores do Curso de formação de Educadores do Programa Braille Bricks Brasil, oferecido pela Fundação Dorina Nohill para Cegos em parceria com Braille Bricks Brasil, e o Centro de Promoção de Inclusão digital Escolar e Social (Cpides), do Departamento de Estatística (DEst) da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT) da Unesp, na modalidade online.
O ano de 2023 já aponta com muita esperança e com certeza, com novas oportunidades. Pedimos Saúde, trabalho e muitos projetos transformadores em prol de uma Sociedade melhor.
- Foto em encontro presencial Clique aqui Publicações
São competências desenvolvidas durante a trajetória profissional:
- Aprender a aprender – mentalidade proativa e disponível para o novo, para desaprender e aprender, para seguir superando os desafios dos primeiros passos.
- Visão sistêmica ou holística – capacidade de análise do global, percepção integrada da dinâmica organizacional ou pessoal.
- Pensamento crítico – capacidade de refletir, analisar, avaliar e julgar sobre o que realizo ou o que fazer em resposta a uma observação, experiência, expressão verbal ou escrita, ou argumentos.
- Informacional – uso de softwares para produção de textos, planilhas, levantamento de dados, gráficos, tabelas, imagens, rede de relacionamento interpessoal e produção colaborativa.
- Criatividade e capacidade de resolver problemas – pensamento lateral para pesquisas, desenvolvimento de estratégias, metodologias e técnicas para busca de soluções de problemas.
- Uso de ferramentas da gestão co conhecimento – uso de recursos e ferramentas tecnológicas com funções de criar, capturar, organizar, codificar, disseminar e mensurar informações e conhecimentos.
- Uso de tecnologias e mídias digitais – uso de recursos e aparatos audiovisuais em sistemas laborais, educacionais e comunicacionais.
- Network e colaboração / liderança e relacionamento interpessoal – bom relacionamento e senso de liderança para participar e compartilhar em trabalhos de grupo, de modo virtual ou presencial.
- Comunicação – objetividade, clareza, discernimento e capacidade de persuasão na apresentação de ideias para diferentes públicos, no modo escrito ou oral.
- Metodologias de ensino e aprendizagem – especialização teórica e prática de didáticas, teorias de ensino e práticas escolares com foco na aprendizagem online.
- Avaliação e validação de projetos – criação e implementação de processos de acompanhamento e controle da qualidade.
- Organização e planejamento estratégico – gerenciar, planejar e coordenar o desenvolvimento de estratégias, processos e ações; gerenciar tempo, recursos e pessoas na execução dos objetivos organizacionais.
- Integridade – atitude ética, íntegra, honesta e capaz de exercer funções com base nos valores do coletivo e da instituição que atua.
A seguir, são apresentados banners de projetos da IPE em atuação em projetos para formação de professores e profissionais da educação.
Turmas abertas e turmas in company
Trecho extraído e adaptado da tese , URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062012-151617/pt-br.php
[1] Alta tecnologia (em inglês, high tech) refere-se à tecnologia considerada de ponta (em inglês, state-of-the-art), isto é, que trabalha com as mais recentes inovações tecnológicas, ou na minha investigação.
[2] Esse artigo foi apresentado e publicado nos anais do IV Conferência de Ciências da Educação, realizada entre 5 e 10 de novembro de 1997, na Universidade de Camaguey, em Camaguey, Cuba. Sob autoria de BITTENCOURT, D.F. e LEZANA, A. G. R.
[3] Título da dissertação: A Construção de um Modelo de Curso “Lato Sensu” via Internet – a Experiência com o Curso de Especialização para Gestores de Instituições de Ensino Técnico UFSC / SENAI, 1999.
[4] A Rede Brasileira de EAD, cujos membros localizavam-se em São Paulo e em todas as regiões do Brasil, foi formada por um pool de seis universidades e quatro centros universitários, que se uniram com o objetivo de desenvolver cooperação e integração acadêmica para produzir inteligência interinstitucional, formar recursos humanos, gerar cursos a distância e promover a melhoria e a modernização do ensino presencial.
[5 Participaram do curso, distribuídos em 3 turmas, 167 professores das instituições de ensino associadas. Este curso, também pioneiro, promoveu interação entre professores de diferentes regiões sobre o tema EAD e teve, ainda, uma 2ª e uma 3ª versão oferecidas em 2001 para mais 150 docentes. Este projeto representou uma etapa de disseminação da cultura da EAD on-line e serviu como base para a construção de conteúdos, desenvolvimento de metodologias e sistemas de acompanhamento para programas educacionais a distância, distribuídos em todas as regiões do Brasil, em instituições que, até mesmo, não faziam parte das 10 instituições promotoras da rede.